clicRBS

Buscar
Joinville Domingo, 21 de outubro de 2007 Santa Catarina - Brasil
AN Cidade - A Notícia Edenilson Leandro
(47) 3431-9123
edenilson.leandro@an.com.br

Compra perto de casa

Para enfrentar a concorrência com grandes supermercados,
comércios de bairro se unem e criam rede de estabelecimentos

 
Primeirona tem domingo decisivo

Os dois times finalistas do futebol amador de 2007 saem de jogos que serão realizados no Vila Nova: o Krona enfrenta a Serbi
e o Palmeiras joga com o América.
Cidade abaixo dos 40 metros

Lei da cota 40, criada em 1973, ainda divide órgãos ambientais, Prefeitura e moradores – como a família Maia – que vivem em morros acima do limite imposto pela legislação.

_______________________________

Compra perto de casa

Luciano Moraes, especial

Supermercado 5 Estrelas, no Boa Vista, integra a Rede Masterville e aposta na idéia
de que o consumidor quer encontrar tudo o que deseja no seu bairro

Para enfrentar a concorrência com grandes supermercados,
comércios de bairro se unem e criam rede de estabelecimentos

Edson Burg

A partir da próxima semana, 13 supermercados de bairros da cidade irão ratificar sua união na rede UniCerta. Além de adotarem as mesmas bandeira e identidade visual, os supermercados vão concentrar suas compras num mesmo CNPJ e, assim, proporcionar um preço final mais em conta ao consumidor.
A estratégia, que existe há cinco anos, mas somente agora assume uma marca-padrão, surgiu como forma de sobrevivência dos comércios de bairro. “Os hipermercados compram em larga escala e, assim, têm um preço melhor. Acaba sendo uma concorrência desleal”, avalia o gestor da UniCerta, Lenilso Ravizza.
Com apenas um estoque, os 13 supermercados da rede poderão conseguir melhores valores de compra com os fornecedores e estabelecer negociações diretamente com as indústrias. A diferença será clara para o consumidor, diz Ravizza. “Só assim temos como abaixar os preços e nos colocar a par com os mercados do centro.” O objetivo, além de garantir a manutenção dos comércios participantes, é evitar um êxodo de clientes para as grandes redes. “O dinheiro do joinvilense tem que ficar em Joinville”, salienta.
Todos os estabelecimentos tiveram as fachadas e uniformes de funcionários padronizados. Ainda assim, como prevê Ravizza, o contato interpessoal com o cliente continua sendo o grande atrativo. “Só nos bairros o atendente conhece o nome do cliente. Essa relação tem de ser mantida."
O projeto tem apoio da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij) e do Sebrae. Inicialmente, sete supermercados se filiaram à rede – número que dobrou nos últimos meses. “Nosso planejamento é de, até o final de 2008, ter 25 comércios na rede em toda a região", informa Ravizza.
A seleção dos participantes obedece a critérios descritos num estatuto. O estabelecimento precisa ter o porte médio de outros afiliados e estar no mínimo a três quilômetros de distância de outro comércio da rede. “Também levamos em conta o potencial de compra e venda”, observa o gestor da UniCerta.

edson.burg@an.com.br

....................................................

Masterville já atua há seis anos em Joinville

A iniciativa da UniCerta não é nova em Joinville. Há seis anos, outros 13 supermercados formaram a rede Masterville, em parceria com a Ajorpeme. Atualmente, há nove estabelecimentos filiados. O sistema de padronização é similar: os layouts e preços de mercadorias são os mesmos. O motivo da criação da rede: enfrentar a concorrência de hipermercados.
O presidente da Masterville, Joacir Siqueira de Souza, vê o associativismo como uma alternativa necessária. “Quem não estabelecer parcerias ficará para trás”, analisa.
Para Souza, o principal benefício da rede não é apenas o abatimento no valor das mercadorias. “Produtos da cesta básica já são vendidos com uma margem muito pequena de lucro”, diz. Descontos em taxas de cartão de crédito e um sistema de proteção contra inadimplência foram algumas das melhorias propiciadas aos supermercados da Masterville. “Como resultado, todos os filiados ampliaram seu negócio nos últimos quatro anos. O consumidor quer comprar no seu bairro," diz.
É o caso do eletricista Aurélio do Nascimento. Para ele, prestigiar o comércio próximo de sua residência valoriza a região. “Interfere no crescimento do bairro. Além disso, o atendimento é melhor e fica mais prático levar as compras", argumenta. E a diferença no preço em comparação com hipermercados, segundo analisa, é mínima.

....................................................

Sucesso no trabalho, com apoio da família

O empresário Sinésio Amaral aderiu à rede UniCerta para buscar competitividade com os hipermercados. “As grandes redes de supermercados trabalham com preços desleais, por isso conseguem sobreviver. Nossa idéia é resgatar o cliente para o bairro”, diz. Com a matriz localizada no bairro Costa e Silva e uma filial na Estrada da Ilha, ele acredita que o novo projeto poderá estimular novas parcerias em outros segmentos.
A filiação é uma nova etapa no empreendimento de Sinésio. Juntamente com a mulher, Odilia Amaral, o comerciante montou uma pequena mercearia, em 1978, com um financiamento em 24 vezes. “Tinha a idéia de deixar de ser empregado, daí resolvi arriscar e montar o meu próprio negócio”, recorda. Depois de um começo difícil, conseguiu se manter somente com a renda da merceria – mas ainda não estava contente.
Há 15 anos Sinésio transformou o pequeno comércio no Supermercado Amaral, e em 2004 deu um salto ainda maior: investiu quase R$ 1,5 milhão na nova sede, na Estrada da Ilha. “Falaram que eu estava ficando louco”, diz.
Todo o negócio é administrado pelo casal, três filhos e um genro. Com orgulho, o empreendedor diz trabalhar no mínimo 12 horas por dia. “Vida de comerciante é difícil, tem que estar sempre por aqui. Hoje, por exemplo, acordei às 4 da madrugada”, conta, orgulhoso.

....................................................

Opções

Rede UniCerta
Informações: 3466-5728

13 supermercados movimentarão cerca de R$ 23 milhões anualmente.

R$ 223 mil por mês é o valor médio de compras para estoque.

71 mil pessoas é a estimativa de clientes.

125 empregos diretos são gerados pela rede.

4.814 m2 é toda a área dos filiados, somada ao estoque.

Filiados

Supermercado da Economia
R. Coronel Vieira, 1924, Iririú

Supermercado Amaral 1
R. Ruy Barbosa, 2671, Costa e Silva

Supermercado Amaral 2
R. Tenente Antônio João, 2573, Bom Retiro

Supermercado Cometa
R. Daniela Peres, 399, João Costa

Supermercado da Ilha
R. Francisco Eduardo Bernardo, 530, Espinheiros

Supermercado Preço Bom
R. Cidade Patos de Minas, 8, Profipo

A. J. Supermercado
R. Lorival Tabbert, 370, Aventureiro

Supermercado Irmãos Pereira
R. Lagoinha, 900, Morro do Meio

Supermercado Irmãos Pereira
R. Roraima, 575, Boa Vista

Supermercado Espíndula
R. Paulo Schneider, 310, Vila Nova

Supermercado Tiane
R. Álvaro Maia, 702, Adhemar Garcia

Supermercado Grão Pará
R. Tuiutí, 669, Aventureiro

Supermercado Brasil
R. Padre Bernardo, 22, Nova Brasília

Rede Masterville
Informações: 3423-0377

Filiados

Supermercado Girardi
R. Campo Erê, 314, Itaum

Panificadora e Mercado 5 Estrelas
R. Prefeito Helmuth

Falgatter, 1034, Boa Vista

Mercado 5 Estrelas
R. Padre Augusto, 421, Fátima

Supermercado Bepler
R. Ruy Barbosa, 2247, Costa e Silva

Mercado e Loja Cristiane
R. Haroldo Maul, 17, Jardim Franciele

Supermercado Madel
R. Pitaguaras, 615, Morro do Meio

Supermercado Pag Menos
Rua José Antonio Salles, 543, Jardim Iririú

Mercado Alvorecer
R. São Bento do Sul, 360, Jarivatuba

Mercado e Padaria Pacheco
Binário do Iririú, 1200, Iririú


   Este Portal é melhor visualizado na resolução 800x600
Expediente
 Copyright © A Notícia - Fone 055-0xx47 3431 9000 - Fax 055-0xx47 3431 9100
 Rua Caçador, 112 - CEP 89203-610 - C. Postal: 2 - 89201-972 - Joinville - SC - Brasil